Conheça o Design da Informação e Wayfinding (parte 1)

[Conheça o Design da Informação e Wayfinding (parte 1)]

Promover uma comunicação visual eficiente e que traga uma experiência positiva é uma tarefa árdua para quem realiza esse trabalho em ambientes de comércio, principalmente o varejo.

Há uma série de ações que devem ser planejadas e tomadas que vão além de produzir placas e testeiras com informações e preços.

Uma série de itens auxiliam na orientação, informação, identificação e até mesmo no momento de advertir pessoas dentro de um espaço físico. É preciso ter conhecimento em design da informação em sinalização para compor um projeto de comunicação visual que atenda bem um ou vários desses quatro pilares.

Dividimos esse assunto em dois posts: neste, falaremos sobre o design de informação, o que queremos dizer com orientar, informar, identificar, advertir e introduzir o wayfinding. No segundo post, explicaremos de onde veio e suas quatro etapas gerais. E claro, como aplicá-las de maneira prática.

O que é Design da informação

Segundo a Sociedade Brasileira do Design de Informação, esta prática possui uma grande gama de processos que têm como maior objetivo equacionar os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos dos sistema de informação por meio da contextualização, planejamento, produção, interfaces gráficas da informação com seu público-alvo.

Ou seja, é uma área de design gráfico especializado em informar, orientar, identificar e advertir por meio da sinalização. E há diversos recursos gráficos como pictogramas, formas geométricas, texto, entre outros que auxiliam na missão de trazer informação e orientação para o público.

E a sinalização é a grande protagonista do design de informação. É por meio dela que será possível fazer os trajetos que o público irá realizar e com isso, indicar as informações necessárias. É nesse momento que a criação de códigos visuais de fácil entendimento entram em jogo para contribuir com as 4 funções principais da sinalização:

Identificar - é usar a sinalização para nomear um local ou espaço. Nesse caso, podemos afirmar que elementos que vão além de placas propriamente ditas fazem parte desse processo como palavras, cores ou números;

Conheça o Design da Informação e Wayfinding (parte 1)

 

Orientar - sempre tem uma seta no material, em conjunto com informações direcionais. Um exemplo é a placa que indica o banheiro.

Conheça o Design da Informação e Wayfinding (parte 1)

 

Informar - engloba toda e qualquer sinalização que informa algo com pictogramas, signos, palavras ou até mesmo cores.

Conheça o Design da Informação e Wayfinding (parte 1)

 

Advertir - é o recurso do aviso, restrição ou proibição. Essa sinalização é essencial para locais de grande risco ou que possuem risco ao bem-estar ou saúde do público. Um exemplo é a sinalização de travessia na faixa.

Conheça o Design da Informação e Wayfinding (parte 1)

 

No próximo post, falaremos do processo integrante do design da informação, o wayfinding, que trabalha especificamente com a orientação espacial. Continue a adquirir ainda mais conhecimento em comunicação visual e design com a Soma Comunicação Visual. Dessa forma, você se informa e qualifica seu estabelecimento para receber o público da melhor maneira possível: bem sinalizado.

Categorias

Siga-nos nas redes sociais

Newsletter

Cadastre-se e receba as próximas edições.

Voltar Para o Blog