![Por que investir na sinalização de lojas [Por que investir na sinalização de lojas]](https://www.somacomunicacaovisual.com.br/tim.php?src=uploads/images/2018/07/1531315699.jpg&w=384&h=287)
O processo busca promover a orientação espacial de um indivíduo que compõe em sua maioria, elementos visuais que auxiliam e orientam o deslocamento sem dificuldades, necessidade de ajuda ou interpretação errada de informações.
No artigo anterior, falamos sobre o design de informação e os quatro pilares da sinalização. Agora, falaremos sobre o conceito de orientação dentro dos espaços.
E como parte integrante do conjunto de ações que já situamos sobre o design de informação que são constituídas por elementos visuais, mas também auditivos e táteis que trabalham em pró dessa comunicação, temos um segmento específico para a orientação.
Esse trabalho faz com que as pessoas possam se movimentar dentro de um local de maneira segura e assertiva - ou seja, sabendo onde está e onde gostaria de ir é chamado de wayfinding.
A palavra parece difícil, mas o seu conceito não. O Wayfinding surgiu na década de 60 primeiro no campo da arquitetura e urbanismo para somente na década seguinte começar a se firmar como conceito de orientação intuitiva.
O processo busca promover a orientação espacial de um indivíduo que compõe em sua maioria, elementos visuais que auxiliam e orientam o deslocamento sem dificuldades, necessidade de ajuda ou interpretação errada de informações.
O processo de adequação dos espaços para uma orientação assertiva, onde o local fale por si só com as sinalizações e a disposição dos setores deve ser planejado. Esse processo inclui a distribuição racional dos elementos de design de informação e sinalização que já indicamos, visando sempre a boa experiência e deslocamento fácil daqueles que estejam trafegando pela loja, shopping, pátio industrial, entre outros locais.
No planejamento, decisões e materiais utilizados no wayfinding, é essencial seguir as etapas abaixo:
Orientação - incluir elementos que ajudem o cliente a chegar ao destino que deseja. Por exemplo, dividir o espaço em setores - tamanhos menores- com itens de identificação: placas de sinalização com setas;
Rota - tente organizar os espaços com poucos caminhos alternativos até a chegada do destino final.
Confirmação da rota - nestes caminhos até o destino, incluir itens de comunicação confirmando que os que estão transitando por aquele espaço estão se deslocando até o destino final.
Reconhecimento do destino final - mais uma vez, a identificação com recursos que digam ao cliente que este local é o seu destino, o ponto final da rota estabelecida e decidida por ele. Aqui, o ponto alto é investir na identificação.
A eficácia deste segmento está baseada em princípios que iremos listar. Esses pilares são essenciais para manter a orientação espacial daquele que transita pelos espaços de forma assertiva, além de trazer uma experiência positiva.
Essa técnica proposta pelo wayfinding deve ser implementada em espaços públicos e principalmente comerciais, desde centros comerciais até varejos, supermercados e shoppings, por exemplo. Vamos aos princípios mais destacados:
Há outros pontos importantes que norteiam o wayfinding, porém, esses são os essenciais.
Esse recurso pode ser trabalhado em diversos locais comerciais, e na Soma Comunicação é possível produzir os materiais e principalmente contar com a orientação de profissionais experientes para incluir as técnicas no material a ser produzido. Isso é possível por meio de projetos de comunicação realizados pela equipe da Soma. Entre em contato e conheça mais!