![Fachada: um dos melhores artifícios para atrair atenções (parte 02) [Fachada: um dos melhores artifícios para atrair atenções (parte 02)]](https://www.somacomunicacaovisual.com.br/tim.php?src=uploads/images/2018/08/fachada-um-dos-melhores-artificios-para-atrair-atencoes-parte-02-1535133521.jpg&w=384&h=287)
Neste artigo, falaremos sobre os tipos de fachadas, quais as indicações de materiais utilizados e os estilos mais comuns.
A fachada de um estabelecimento é o contato imediato, a primeira impressão que as pessoas terão ao passar na frente da loja ou empresa. Por isso, é preciso realizar um estudo e instalar uma fachada que não seja somente chamativa, mas que passe a mensagem certa sobre o negócio.
Como o assunto é importante e detalhista, separamos em dois conteúdos: neste artigo, falaremos sobre os tipos de fachadas, quais as indicações de materiais utilizados e os estilos mais comuns.
Afinal, a fachada possui grande importância como artifício promocional de sua empresa ou marca e consequentemente, é imprescindível saber como utilizá-la como parte importante do marketing promocional.
Já no próximo artigo, daremos dicas sobre os letreiros comuns para compor a entrada do estabelecimento, quais fachadas e letreiros se encaixam melhor em cada segmento e como utilizar essa ferramenta de comunicação visual da melhor maneira possível, resultando em grande custo-benefício.
Então, a primeira pergunta que vem a cabeça quando pensamos em fachadas é que há muita confusão com logo, letreiros e até mesmo materiais de promoções. Muitas pessoas acham que fachada de uma loja, por exemplo, são as letras do nome do estabelecimento e o logo. Então vamos lá: letreiros não necessariamente estão posicionados na fachada e nem sempre fachadas possuem letreiros.
(Aqui uma fachada com letreiro e outra sem letreiro)
A fachada é toda a extensão exterior de um imóvel em que normalmente, é utilizada em complemento para a identificação da loja ou empresa, ou seja: são as paredes externas, portas, janelas e demais itens que ficam na parte exterior do imóvel e que ajudam o público na hora de identificar o local.
É nessa extensão visível do imóvel, de frente para a rua, que as empresa optam por colocar seus logos e letreiros identificando o local.
Como qualquer imóvel, é possível encontrar paredes com apenas pinturas e acabamentos simples, como também revestidos em cerâmica, mármore, granito e outros materiais duráveis. Portanto, uma empresa deve analisar e investir no acabamento de sua fachada para que esta esteja em acordo com seu posicionamento no mercado.
Porém, para a construção da identidade visual do negócio, é possível escolher entre alguns tipos de materiais, começaremos com o Protagonista:
ACM – Alumínio Composto normalmente com miolo de polietileno. O ACM é um material durável e com belo acabamento estético, sendo possível utilizá-lo em grandes extensões, mas também com tamanhos variados.
Backlight – fachadas nesse material possuem uma luz inserida atrás da instalação, com uma faixa luminosa dando grande visibilidade ao inscrito, principalmente a noite;
É possível escolher as mais variadas cores para compor o projeto de fachada, ser de fácil fixação e por ser um material resistente a corrosão e ação do tempo, possui grande custo-benefício, além de ser fácil a sua limpeza.
No próximo artigo falaremos sobre os letreiros, os cuidados na aplicação sobre as fachadas quanto as leis vigentes e quais os tipos de fachadas são mais utilizadas em cada segmento.