![Fachada: um dos melhores artifícios para atrair atenções (parte 01) [Fachada: um dos melhores artifícios para atrair atenções (parte 01)]](https://www.somacomunicacaovisual.com.br/tim.php?src=uploads/images/2019/08/fachada-um-dos-melhores-artificios-para-atrair-atencoes-parte-01-1565790650.png&w=384&h=287)
Agora, falaremos sobre os letreiros que podem ser aplicados em outros lugares, mas quase sempre estão nas fachadas auxiliando a comunicação visual.
No artigo anterior, falamos sobre o que é fachada, sobre os tipos e a sua importância como parte da divulgação do estabelecimento.
Os letreiros são inscrições informativas de um ponto comercial que podem conter diversos modelos e formatos, incluindo o fato de serem iluminados ou não. Eles normalmente estão posicionados na fachada do local atuando como identificador do espaço, porém, podem aparecer próximos ao chão, ou dentro do espaço, perto da recepção. Explicaremos um pouco mais abaixo.
Ou seja: o letreiro será a inscrição descritiva com o nome ou a marca da empresa fixado sobre o painel que constitui a fachada.
Agora, falaremos sobre os tipos de letreiros que podem compor uma fachada. De acordo com o material existente no espaço e qual o tipo de objetivo se quer atingir, é escolhido o letreiro.
Os letreiros devem estar posicionados na frente do estabelecimento para que os futuros clientes sejam atraídos de maneira rápida e direta. Entretanto, as regras e leis quanto ao tamanho de letreiros incluindo a formação de letra caixa com logo são particulares para cada município em que o estabelecimento está localizado, por isso, é imprescindível que sejam criados, produzidos e instalados de acordo com as especificações indicadas.
Importante lembrar que o letreiro normalmente deve seguir a padronização e formatação de logo e demais materiais de comunicação que a empresa impõe em seu manual, ou seja, é importante seguir o mesmo tipo de fonte, estilo de escrita, entre outras características.
Normalmente, o que mais difere entre os projetos de fachada e letreiros é o tipo de negócio e a intenção a ser divulgada. Seguem alguns exemplos mais utilizados:
Drogarias - Fachada em ACM e letreiro em acrílico backlight
Supermercados - Letreiro em chapa galvonizada com frontal em acrílico
Totens (para diversos tipos de segmento) – Opções em ACM vazado, acrílico moldado entre outros.
O ideal é sempre conversar com um profissional especializado para que este realize um estudo sobre o seu estabelecimento e faça um projeto para a fachada incluindo o letreiro, o tipo de material a ser utilizado, cores e demais especificações. E a Soma Comunicação Visual é referência e possui profissionais qualificados e especializados.