![Por que investir na sinalização de lojas [Por que investir na sinalização de lojas]](https://www.somacomunicacaovisual.com.br/tim.php?src=uploads/images/2018/07/1531315699.jpg&w=384&h=287)
Para a arquitetura, o refrofit é um projeto de reciclagem de locais e ambientes, principalmente de lojas. Profissionais capacitados analisam o espaço, observando os pontos e características do local que podem ser reutilizados na reforma e o que deve ser modificado para que o local fique mais atrativo e melhor distribuído.
Confira como era o ambiente acima antes de realizarmos o projeto de Retrofit
Para a comunicação visual interna e externa, esse termo deve ser empregado para incluir novas propostas de reaproveitando o que já existe de cenografia, visual merchandising, planograma, comunicação e setorização dentro de um ambiente de loja, empreendimento ou até mesmo em uma empresa ou indústria. É feita uma análise dos itens que ficam e os que estão fora, para assim, uma nova planta ser desenhada.
E optar pelo uso de um projeto que utilize o retrofit é sinônimo de custo-benefício, já que ao invés de haver uma mudança completa do local há uma reciclagem do que já existem no ambiente. A prática também prega pela mudança do local a cada 2 anos, assim a empresa, loja ou estabelecimento comercial está sempre com um design atual e com a comunicação visual mais moderna do mercado.
Como já citado anteriormente, o retrofit é uma prática de mercado que resulta em uma excelente economia financeira para a loja, principalmente as de varejo, na reformulação de toda a comunicação visual dos ambientes.
Profissionais da área utilizam o espaço e reciclam o que é possível, o foco sempre é no aumento das vendas, consequentemente do faturamento e em oferecer um ambiente diferenciado da maioria das concorrentes.
O retrofit sem a comunicação visual não existe, já que é necessário um estudo de cores, decoração, entre outros pontos que devem ser escolhidos com atenção, já que o uso errado pode passar uma mensagem que não é o desejo da organização.
O primeiro ponto a ser destacado é a economia. Com a repaginação dos espaços é grande a economia com manutenção estrutural, visto que elétrica, pintura e hidráulica são reformadas com tecnologias mais atuais e com isso, geram menor custo de trocas e manutenções.
Porém, o ponto mais importante para as empresas que desejam aumentar sua visibilidade e venda é a modernização de seus espaços e sua melhor distribuição. Mais uma vez, no refrofit também é incluída um novo sistema de setorização do espaço o que auxilia e muito aos clientes a visualizarem melhor os produtos e claro, melhorando a experiência do público no ambiente.
Ou seja, a empresa que escolher experimentar o retrofit terá um custo de 5% a 20% do valor de uma reforma tradicional que além de ter um custo alto demora muito mais tempo, resultando em um prejuízo. E apesar de ser uma ideia recente, grandes marcas já optam por esse tipo de projeto e confirmam o resultado positivo visualmente na comunicação e no âmbito financeiro, incluindo o setor de varejo.
Que tal fazer o retrofit da comunicação visual interna do seu espaço comercial? Conheça mais sobre os projetos e serviços prestados pela Soma Comunicação Visual e se surpreenda em como é possível melhorar a distribuição de seu ambiente, melhorar a divulgação interna de seus produtos e serviços, resultando em custo-benefício.