![Como a comunicação visual da minha loja pode influenciar nas vendas? [Como a comunicação visual da minha loja pode influenciar nas vendas?]](https://www.somacomunicacaovisual.com.br/tim.php?src=uploads/images/2018/07/1531315917.jpg&w=384&h=287)
Somos mais visuais, chegamos a ‘sentir’ mais com os olhos do que com o próprio tato. Logo, nada mais lógico do que utilizar essa percepção para atrair e atingir resultados. No segmento do varejo, essa máxima deve ser levada ao pé da letra utilizando recursos como a comunicação visual.
Entretanto, as lojas em geral possuem dificuldades de organização e na criação de uma lógica na sinalização de seus produtos e setores de seus ambientes. Essa desorganização e falta de informação normalmente causa desconforto aos consumidores, deixando-os incomodados, desinformados e perdidos.
De forma prática, investir em sinalização dentro dos ambientes de lojas é trazer resultados positivos nas vendas tanto para os que são frequentadores assíduos como para os futuros consumidores. Abaixo, vamos listar quatros pontos positivos que justificam um plano de ação no desenvolvimento e implantação de sinalização nas lojas dentro do trabalho de comunicação visual:
Quanto mais visível o produto, maior a probabilidade de venda. De maneira geral, o consumidor não quer forçar seu cognitivo para encontrar o que procura dentro de uma central de serviços. Por isso, optar por setorizar o ambiente e assim, fazer a identificação dos produtos de forma clara e objetiva utilizando materiais como testeiras, displays, gôndolas, cartazes, placas, entre outros artifícios de fácil identificação faz com que a experiência do consumidor seja positiva e que o faça procurar pela loja na próxima necessidade.
Desse modo, essa dinâmica resulta diretamente na otimização do tempo do consumidor, afinal, ele encontra o que precisa sem necessitar andar por todo o perímetro da loja ou até mesmo pedir informações a qualquer funcionário.
Como já citado, ninguém quer perder tempo procurando o que deseja ou precisa comprar, principalmente quando o ambiente é um varejo de autosserviço. Quanto mais fácil ficar à disposição do produtos, maior a rapidez do consumidor em encontrar o que deseja e consequentemente, maior sua satisfação.
Essa questão é muito delicada quando pensamos na necessidade de mudanças de lugar e setores. Como o hábito comanda o consumo, quando há a necessidade de alterar o local de produtos e também setores dentro do mapa da loja, o ideal é fazer uso da divulgação e sinalizar o máximo possível o novo local onde estão alocadas as mercadorias. Mais uma vez, diminuir o uso do cognitivo do consumidor é resultar em maior decisão de compra.
Uniformidade cria familiaridade que resulta em credibilidade. Nesse ponto, ao criar uma identidade única da loja nos termos de sinalização, organização e setorização é trazer reconhecimento para o público-alvo. Isso quer dizer que o cliente deve reconhecer o espaço pela forma com que o ambiente é organizado e os produtos são dispostos.
Esse ponto, mais uma vez, resulta em hábito, onde o indivíduo irá se sentir confortável, encontrará o que procura de maneira rápida sem fazer esforço e decidirá pela compra não só do que procura, como de outros itens que lhes forem apresentados durante a sua visita.
É importante sempre reforçar que é no PDV que o consumidor em mais de 2/3 das vezes acaba decidindo pela compra. Por isso, trabalhar as técnicas de organização, setorização e apresentação de produtos de forma assertiva é direcionar atenções em um ponto estratégico para garantir resultados.
Até agora falamos diretamente sobre ações dentro do ambiente para atrair e reter consumidores com a sinalização. Porém, é preciso ter o mesmo cuidado no design da fachada da loja. Mas sobre isso, falaremos no próximo artigo.
Por isso, procurar uma empresa como a Soma Comunicação Visual para trabalhar a sinalização das lojas é investir da forma mais assertiva possível em divulgação e publicidade própria, mostrando ao visitante ou frequentador a preocupação com o seu bem-estar, além de ofertar uma experiência positiva que converterá em maior volume de compras e de frequentadores assíduos.